FALE CONOSCO

Entre em contato com a JK Capital. Ligue-nos ou preencha o formulário abaixo.

Av. Nove de Julho, 4939 - 1º Andar - Conj. 14A São Paulo - SP - BraSil - 01407-100

contato@jkcapital.com.br

+55 11 5184-6970

TRABALHE CONOSCO

Valorize o seu conhecimento e experiência profissional. Faça parte da nossa equipe!

ENVIE SEU CV

JK Capital – Isto É Dinheiro – Remédio para as Finanças

16/12/2015

 

 

REMÉDIO PARA AS FINANÇAS

Márcio KROEHN

 

A gestora JK Capital une 10 clínicas de diagnósticos por imagem num projeto de gestão financeira e estratégica. O resultado é o crescimento nas receitas de redução de custos.

 

Matéria publicada pela revista Istoé Dinheira revela que o diretor geral da GE Healthcare, Luiz Verzegnassi, esteve reunido com os donos de 10 clínicas de diagnósticos por imagem, em 4 de dezembro.

 

O evento fechado, realizado no bairro paulistano da Bela Vista, serviu para reforçar a parceria com o grupo. Se antes cada uma dessas clínicas era responsável por uma participação pequena nos negócios da empresa, há um ano e meio elas ganharam peso. Hoje, respondem por 10% de todas as vendas contrastes (uma solução utilizada em todo exame para destacar órgãos e tecidos) da GE no País.

 

Num ano em que houve um repasse de preço de 35% para o mercado, esse grupo teve maior poder de barganha e conseguiu reduzir o aumento para 6%. “O controle de custos de grandes laboratórios, como Fleury  e Dasa, era muito melhor”, diz Renato Faria, sócio do Instituto de Diagnóstico por Imagem, de Ribeirão Preto. “Mas, juntos, fizemos um plano de exclusividade com o fornecedor e economizamos mais de R$ 1 milhão.”

 

Ainda de acordo com a reportagem, a mudança de patamar aconteceu após as clínicas se unirem à gestora de investimentos JK Capital, que criou um modelo de gestão financeira e estratégica. Ele não envolve nenhum aporte financeiro por parte da JK, que trabalha apenas com a parte operacional. As empresas continuam familiares, mas com benefícios de uma holding.

 

O Projeto Verde, como é chamado, apresenta onde estão as falhas e os acertos de cada uma dessas clínicas. Concentrar um tipo de exame num período do dia, por exemplo, ajudou algumas a melhorar o uso do equipamento e aumentar o número de pacientes atendidos. Anteriormente, para cada procedimento um ajuste tinha de ser realizado, o que ocupava boa parte da agenda do dia.

 

O resultado é um crescimento de aproximadamente 20% no total de exames realizados. Os riscos de investimentos mal sucedidos também foram minimizados. Algumas evitaram compras por impulso. Em conjunto elas conseguem fazer uma previsibilidade maior das trocas e reposições, sem correr grandes riscos. “A ideia de como fazer mais com menos foi muito importante para as clínicas”, afirma Saulo Sturaro, sócio da JK. “Eles entenderam a importância de juntar forças.”

 

A gestora de investimentos tem uma remuneração híbrida pelo seu trabalho. Há uma parcela fixa pela manutenção da estrutura, e outra variável, que depende tanto da economia de custos como da expansão do lucro. Neste ano, a projeção é que o faturamento total do Projeto Verde chegue a RS 180 milhões.

 

A reportagem afirma que nas próximas semanas, outras duas participantes devem entrar no grupo. Com a governança corporativa acertada e a gestão financeira em dia, o curso natural é a criação de uma holding em até três anos, para dar início a um processo de fusão e aquisição – o que pode acontecer entre os próprios participantes.
 

Esse modelo criado pela JK Capital chamou a atenção de outros setores.

 

No meio deste ano, a gestora foi convidada por cerca de 30 proprietários de colégios de Belo Horizonte, que se interessaram em repetir o que foi feito com as clínicas no setor de educação. O projeto-piloto já teve início e deve entrar em operação no primeiro semestre de 2016. “A educação é um setor parecido com o de saúde: pulverizado, pouco profissionalizado e ineficiente na gestão”, diz Daniel Damiani, sócio da JK. Depois de inventar um remédio para as clínicas, eles vão em busca de ensinar as escolas.

 

Fonte: https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20151211/remedio-para-financas/325687

 

Tagged: Clínica, Clínicas de Diagnóstico por imagem, GE, Insumos, JK, JK Capital, M&A, Private Equity, Projeto Verde, Saulo Sturaro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    Share on Facebook
    Share on Twitter
    Please reload

    Destaques

    I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

    Please reload

    Notícias Recentes
    Please reload

    Arquivo
    Please reload

    Siga
    • Facebook Basic Square
    • Twitter Basic Square
    • Google+ Basic Square